terça-feira, 3 de novembro de 2009

MUITAS CHAMPANHOTAS! VIVAS A IBRAHIM SUED



Como disse em meu perfil, antes de ser publicitário e jornalista, também sou colunista social. Faço uma coluna bem básica, publicadas em jornais que circulam no interior, com muitas fotos de eventos e pouco texto de conteúdo relevante. Mas, sempre que posso, coloco notinhas expressando minha opinião. Mesmo não podendo as vezes expressar minhas opiniões atarvés das colunas, estou sempre procurando me espelhar nos grandes colunistas do nosso país.
Atualmente estou lendo um livro excepcional que faz nós leitores conhecer o jeito peculiar e único do consagrado jornalista e colunista Hibraim Sued. Em textos e notas organizados por sua filha Isabel, desde a década de 50 quando iniciou seu trabalho no jornal carioca Vanguarda, e teve sua primeira coluna intitulada: Zum – Zum. O livro é obrigatório para aqueles que foram leitores do grande Ibrahim Sued, profissionais de comunicação e até mesmo historiadores, já que Ibrahim não era um colunista que focava somente futilidades sociais, mas também expressava suas opiniões relacionadas a dezenas de áreas como: política, jurídica, artística,etc.
A coletânea de textos realizada por Isabel Sued termina em 1995, ano da partida do “Turco” como era carinhosamente chamado aquele que soube viver entre as melhores rodas da sociedade do planeta e foi responsável pela criação de vários jargões, alguns até hoje utilizados pela sociedade, colunistas e jornalistas brasileiros.
Para homenageá-lo termino aqui com uma série de jargões criados pelo Mestre Ibrahim Sued e fazem parte da ilustração da contracapa do livro de sua filha: Ademã, de leve, sorry periferia, os cães ladram e a caravana passa, depois eu conto, geração pão com cocada, cocadinha, café society...
 Com certeza pelo menos um destes vocês já ouviu por aí!
Agora, somente uma champanhota para homenagear nosso Ibrahim!
Se você reside em um grande centro, vá a uma livraria e adquira seu exemplar de: Ibrahim Sued – Em Sociedade Tudo se Sabe. Se não, acesse o site www.americanas.com e compre o seu como fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário